title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Promo Dezembro 2019 - Proteção
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Eventos
Eventos
Congresso da ABHO está ocorrendo em São Paulo/SP

Divulgação/Fundacentro
Data: 19/08/2019 / Fonte: Fundacentro

São Paulo/SP - Em sua décima terceira edição, iniciou hoje, 19 de agosto, o Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e Feira de Produtos e Serviços de Higiene Ocupacional e o 26º Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais, e vai até o dia 21 de agosto. O tema deste ano é "Novas Fronteiras para a Higiene Ocupacional aos 25 anos da ABHO e do Programa de Prevenção de Riscos". O evento ocorre no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, localizado na Rua Professor Milton Rodrigues n° 100, Parque Anhembi, São Paulo-SP.

Na abertura, o presidente da Associação Brasileira de Higiene Ocupacional (ABHO), Luiz Carlos de Miranda Júnior, agradeceu a presença de todos, do presidente da Fundacentro e, principalmente, pelo apoio da instituição. Todas as edições contam com a presença e participação dos pesquisadores, tecnologistas e técnicos.

Durante a sua fala, Luiz Carlos ressalta a importância da parceria da Fundacentro e da ABHO no cumprimento de garantir em âmbito nacional o conhecimento, antecipação, avaliação e controle de riscos ambientais presentes em atividades de trabalho. "Eu, e o diretor Técnico Robson Spinelli, o Gilmar da Cunha Trivelato, da Coordenação de Higiene e Trabalho (CHT) e o Mario Fantazzini (pesquisador aposentado da instituição), espero que possamos colocar em prática o plano de ação do protocolo de intenções assinado entre a Fundacentro e ABHO", frisa.

Já o presidente Felipe Mêmolo Portela comenta que a visão dele, em conjunto com toda a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do Ministério da Economia, está voltada para a área de segurança, saúde do trabalhador e higiene ocupacional. "Estamos preocupados com o Brasil que precisa avançar e gerar empregos, mas, também, em garantir um ambiente adequado para esse crescimento. O país não pode crescer rapidamente e não garantir condições adequadas de trabalho, sendo essa a missão permanente da Previdência e Trabalho e da Fundacentro", informa.

"O objetivo das mudanças que estão empreendidas com as normas regulamentadoras, sobretudo, a NR-01, é justamente para poder aumentar a proteção do trabalho de forma objetiva e que traga resultados efetivos. O Brasil tem que avançar na matéria de higiene ocupacional, mas acredito que estamos em um momento que podemos dar um salto de qualidade, aumentando a proteção", salienta Portela.

Completa que o compromisso é tripartite, com a participação do setor patronal, trabalhadores e governo. "Garantindo, assim, crescimento econômico sustentável e da saúde e segurança para os trabalhadores. Estar próximo da sociedade, ouvindo onde estão os problemas, promover as mudanças necessárias no marco regulatório e as premissas das normas legais, como Constituição Federal, as quais têm finalidades de garantirem a proteção do trabalho seguro e digno", explica o presidente.

Finaliza que a restruturação administrativa da Fundacentro é fundamental para que ela possa produzir pesquisa de ponta e retomar as colaborações com os Centros Internacionais.

Participam dos eventos higienistas ocupacionais brasileiros e estrangeiros, entre engenheiros de segurança, técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem, peritos trabalhistas, contabilistas, profissionais de recursos humanos, advogados trabalhistas e tributaristas, auditores internos e externos e demais profissionais dedicados às rotinas das áreas trabalhistas, previdenciária, fiscal e contábil.

Durante os três dias especialistas ministram palestras, as quais podem ser consultadas no site da ABHO. Amanhã, 20/08, especialistas que compuseram o quadro de servidores da Fundacentro estarão presentes. Às 10h30, José Manuel O. Gana Soto e Irene Ferreira de Souza Duarte Saad participarão do Painel 3 - 25 anos de PPRA, e destacarão o tema " O estado da arte em Higiene Ocupacional no Brasil. Dois estágios que aportaram contribuições positivas para a evolução da prevenção das doenças ocupacionais; no período da tarde, às 14h, José Possebon, estará presente no Painel 4 - Novas Tecnologias e Indústria 4.0 Temas Livres, discutirá "As mudanças tecnológicas e seus impactos na indústria gráfica".

No último dia, 21, Mario Fantazzini fará parte do Painel 5 - Ruído e Conservação Auditiva, cujo tema será "Aplicando os conceitos NIOSH para obtenção do CV - coeficiente de variação para dosímetros de ruído (conforme o Manual de Métodos Analíticos e o Manual de Estratégia de Amostragem) - Avaliando as incertezas de medição", juntamente com Enrique Bondarenco.

Cursos realizados
Além das palestras e conferências, nos dias 17 e 18 de agosto foram ministrados cursos de atualização em temas de Higiene Ocupacional. No dia 17, Mario Fantazzini, que abordou "Estratégia de Amostragem"; e 17 e 18, Curso Modular de Higiene Ocupacional - Agentes físicos: Vibração, proferido por Eduardo Giampaoli. Ambos pesquisadores aposentados da Fundacentro.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Eventos
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital