Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Estatísticas
Estatísticas
Fratura é maior causa de aposentadoria por invalidez
Data: 28/01/2012 / Fonte: Diário de Marília

Marília/SP - Segundo dados divulgados pela gerência regional do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Marília, a previdência aprovou nos últimos cinco anos 709 aposentadorias por invalidez. Destas, 18 foram provocadas por acidente de trabalho e 691 por invalidez previdenciária.

Entre as principais causas do período analisado, o que lidera a lista de aposentadorias por acidente de trabalho são as sequelas envolvendo fratura no polegar, a doença foi a causa de 16% das aprovações, o que equivale a três aposentadorias. Em 2011 a causa aposentou um contribuinte da previdência. O segundo principal motivo de acidente de trabalho foi a fratura de outros ossos.

No comparativo das aposentadorias por invalidez previdenciária, nos últimos cinco anos o principal motivo foi esquizofrenia, que registrou 4% das 691 aprovações, o que aponta aproximadamente 28 aposentadorias. Na sequência, empatados na lista de motivos de aposentadorias, estão acidente vascular, neoplasia maligna da mama e insuficiência renal crônica com 3%, o que aponta 21 aprovações.

Segundo o gerente executivo do INSS de Marília, Jurandir Teixeira Lemos, os números de aposentadorias são particulares de cada caso. "Uma lesão pode afetar um trabalhador e não afetar outro. Tudo depende da área na qual o contribuinte exerce atividade, por isso a necessidade de perícia médica minuciosa", explica Lemos.

O gerente executivo afirma que a tendência é que os números de acidentes de trabalho caiam ainda mais. "Esperamos que diminua sempre mais. Não tivemos altos registros em 2011. A legislação prevê punições às empresas que tiverem acidentes acima da média nacional."

Somando as aposentadorias por invalidez e auxílio-doença, a previdência registrou nos últimos cinco anos 3.569 aprovações de benefícios. Somente em 2011 foram 705 salários por fatalidade, tanto com lesão permanente como temporária.

Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Estatísticas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital