Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 1 - SESI RS - 21/1 a 11/2
Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - GRO - 2020
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Noticias / Estatísticas
Estatísticas
26% dos acidentes de trabalho em Piracicaba ocorrem em metalúrgicas
Data: 03/08/2014 / Fonte: G1

Piracicaba/SP - Durante o primeiro semestre de 2014, Piracicaba (SP) registrou 5.217 casos de acidente de trabalho. De acordo com dados divulgados pelo Centro Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), 14% das ocorrências foram com máquinas e equipamentos; 26% foram registradas em empresas metalúrgicas. Nesta terça-feira (29), um torneiro mecânico de 48 anos foi internado após ser atingido por uma ferramenta na região do tórax.

Marcos Hister, técnico de segurança do Cerest, explicou que o número de acidentes envolvendo máquinas, em geral, pode ser explicado por serem equipamentos ultrapassados. "Existe uma contradição na lei. Pois existem as normas a serem seguidas, mas não exigem inovação tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Tem uma empresa que possui máquinas da época da Segunda Guerra Mundial e ainda funciona conforme a lei, mas está totalmente ultrapassada tecnologicamente." Ele afirmou que há necessidade de renovação tecnológica e treinamento dos profissionais que vão usar os equipamentos.

O número de acidentes de trabalho em 2014, se comparado com o mesmo período em 2013, diminuiu 8%. No entanto, nos dois anos, o setor de metalurgia é o ramo que teve o maior número de registros de ocorrências. Hister explica que os acidentes nas empresas do ramo é justificado por ser o setor econômico predominante na cidade.

Prevenção de acidentes
O técnico de segurança explicou que um trabalho de conscientização e orientação para prevenção está sendo realizado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sindicatos e associações das categorias e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e empresas. "O objetivo é reduzir o número de acidentes."

Torneiro mecânico na UTI
Um torneiro mecânico foi internado na última terça-feira após ser atingido por uma ferramenta na região do tórax. Segundo Josuel André, proprietário da metalúrgica, o trabalhador desmontava um equipamento na hora do acidente. Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O hospital não atualizou o estado de saúde do paciente, pois a família proibiu a entidade de fornecer o boletim médico.


Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Estatísticas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital