Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Doenças Ocupacionais
Doenças Ocupacionais
Semana mundial de combate a DORT: riscos para trabalhadores

Beto Soares/Estúdio Boom
Data: 23/02/2016 / Fonte: ANAMT

Rio de Janeiro/RJ - O próximo domingo (28 de fevereiro) é dedicado ao Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam que mais de três milhões de pessoas já sofreram com a doença no Brasil.

Médico da Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT, Dr. Alfredo Cherem explica que os profissionais mais afetados são aqueles que fazem uso de força excessiva e que não dispõem de tempo adequado para a recuperação das estruturas osteomioarticulares solicitadas nas atividades. "Os principais fatores de risco para a ocorrência destes distúrbios são a carga excessiva, repetitividade e posturas anormais", comenta Dr. Cherem. "A repetitividade, apesar de ser a causa mais conhecida, não é a mais prevalente. Além disso, cada vez mais tem diminuído a quantidade de atividades repetitivas lesivas aos trabalhadores em função, por exemplo, da mecanização", complementa. Ele explica ainda que os membros superiores são afetados com mais frequência por DORT, com lesões como tendinites/tenossinovites de punho/antebraço, epicondilite lateral em cotovelo e Sindrome do Manguito Rotador em ombro.

Para prevenir DORT, é fundamental a participação do Médico do Trabalho. Este especialista deve planejar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) a partir de uma avaliação do ambiente laboral e das necessidades dos trabalhadores na execução das tarefas. Dr. Cherem observa que as empresas têm se esforçado para melhor adequar os ambientes laborais às características psicofisiológicas dos trabalhadores. "Porém, se faz mister salientar que ainda há muito o que evoluir nesta melhoria continua do ambiente onde os trabalhadores exercem seu labor", complementa. A persistência de atividades com carga excessiva de trabalho, repetitividade e tempo de pausa escasso continua a causar um grande número de DORT.

Destaque no 16º Congresso Nacional ANAMT
Causas, prevenção e tratamento de DORT serão discutidos no 16º Congresso Nacional ANAMT, que acontece entre 14 e 19 de maio, em Foz do Iguaçu. "Este congresso discute o papel do medico do trabalho em um contexto de muita adversidade para o trabalhador. São inúmeras ameaças e principalmente grandes desafios para o futuro da Medicina do Trabalho", observa o Presidente Nacional da ANAMT, Dr. Zuher Handar.  O Simpósio "Os distúrbios osteomusculares em coluna" discutirá diretamente as causas e prevenções a DORT.

Considerado o maior evento de Medicina do Trabalho da América Latina, o 16º Congresso Nacional ANAMT reunirá os maiores profissionais da especialidade do Brasil e do exterior. Além da apresentação de trabalhos científicos, o 16º Congresso Nacional ANAMT terá dois dias de formação continuada, em um total de 30 cursos de aperfeiçoamento para os quais já é possível efetuar inscrição. A 40ª Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho também acontecerá durante o Congresso. O evento é aberto a não associados da ANAMT e já recebe inscrições. Interessados em saber a programação completa e realizar inscrição podem acessar o site do evento www.congressoanamt2016.com.br/.

SERVIÇO
16º Congresso Nacional ANAMT

De 14 a 19 de maio de 2016
Foz do Iguaçu (PR)
Programação preliminar e mais informações em http://congressoanamt2016.com.br/


Leia mais:
Campanha do Cerest ressalta prevenção contra LER/Dort
Trabalho Seguro - Lesões por Esforço Repetitivo (LER)
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Mais de Doenças Ocupacionais
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital