title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Doenças Ocupacionais
Doenças Ocupacionais
Doença ocupacional: a rabdomilióse pode ser fatal
Data: 21/12/2016 / Fonte: CMR Comunicação

Com o objetivo de avaliar a ocorrência da rabdomilióse em cortadores de cana-de- açúcar, especialistas da Fundacentro de Campinas formaram um grupo para estudar essa doença ainda pouco conhecida na área ocupacional, que nem mesmo é mencionada no Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde e Doenças Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde. A rabdomilióse é uma síndrome grave que consiste na quebra e necrose do tecido muscular, com a consequente liberação do conteúdo intracelular do músculo para a circulação sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, causando insuficiência renal aguda e até levar à morte.

De acordo com a engenheira e pesquisadora da entidade Thaís Santiago, que participou do grupo de estudo, uma das causas mais evidentes da doença é a atividade muscular intensa exercida em altas temperaturas, mas existem também outros fatores que favorecem a ocorrência da patologia, como infecções, venenos, peçonhas, além de consumo de drogas e álcool. Ela lembra que os cortadores de cana, entre outros trabalhadores rurais, como os plantadores de mudas de abacaxi, colhedores de batata, por exemplo, estão especialmente sujeitos à rabdomilióse.

"Essas atividades são realizadas em altas temperaturas com dispêndio de muita energia, já que exigem força física, posição inadequada e velocidade de produção. Outros tipos de profissionais como atletas e soldados também são citados na literatura como população sujeita à doença", explica Thaís. Também participaram do estudo os especialistas da Fundacentro Paulo Maia, Luís Roberto Monteiro e Leonor de Campos.

Na edição desta semana do podcast Podprevenir, Thaís dá mais detalhes sobre as conclusões da pesquisa, fala sobre os principais sintomas da rabdomilióse, diagnóstico, a relação entre a síndrome e o fenômeno homem-canguru no Nordeste brasileiro e as principais medidas de prevenção. O podcast está disponível no endereço www.podprevenir.com.br, também na versão mobile.

Vídeo - O audiovisual Controle da poeira no setor de revestimentos cerâmicos  é o destaque da semana do canal de vídeos do Podprevenir. Produzido pela Fundacentro, traz orientações para a prevenção de doenças respiratórias no setor de revestimentos cerâmicos, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Eliminação da Silicose - PNES e nas recomendações do Manual de Controle da Poeira no Setor de Revestimentos Cerâmicos.
Comentários
Gustavo Woltmann Denuncie este comentário
Muito boa matéria, bem informativa, em uma linguagem acessível. É sempre bom saber mais e adquirir conhecimento, parabéns.
Josilene Maria dos Santos Denuncie este comentário
Ótima matéria, como sou professora então é importante estar sempre se atualizando e adquirindo novos conhecimentos. Parabéns pela matéria!
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Doenças Ocupacionais
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital