Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Banner Bracol 1 Setembro
Banner 01 - Anuário 2019
Banner 01 - Livro de Lucca
Dicionário SST - banner 01
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Doenças Ocupacionais
Doenças Ocupacionais
10 principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho
Data: 10/02/2014 / Fonte: iBahia

Ao contrário de uma dor de cabeça ou gripe que surge após um período intenso de trabalho, alguns problemas de saúde podem estar relacionados ao desempenho da atividade profissional que dão ao trabalhador, do ponto de vista legal, os mesmos direitos de um acidente de trabalho.

De acordo com Eduardo Jesuísno, Médico do Trabalho,  para que um problema de saúde seja considerado uma doença ocupacional, o trabalho deve ter o vínculo nexo causal, ou seja, causa e efeito específico na situação.

O médico alerta que certas doenças ocupacionais aparecem de forma silenciosa. "Algumas doenças só aparecem [após] 10 ou 15 anos de trabalho e acabam fazendo tamanho estrago que, muita vezes, a pessoa não tem condições de voltar para o trabalho, seja pelas limitações decorrentes da própria doença ou por ser o único local que o trabalhador consiga desenvolver atividades e isso [retornar para este único local] acabaria agravando a doença", disse.

Ele informou que pessoas que sofreram alguma doença no trabalho e tiveram que ser afastadas têm o direito de receber até 40% do salário base durante o período de afastamento. Para esse benefício, deve-se comprovar a ligação que a doença tem com o trabalho através de perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e ter, no mínimo, 12 anos de contribuição previdenciária.

Em entrevista ao iBahia, o médico listou as 10 principais doenças que podem ser desenvolvidas no trabalho. Confira abaixo e fique atento a possíveis alterações em sua saúde:

LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
Provocada por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas. Deve-se ter cuidado no diagnóstico, pois muitas pessoas confundem a LER com uma simples torção ou mal posicionamento em algum movimento.

Antracose
Lesão pulmonar ocasionada por diferentes agentes que são adquiridos nas áreas de carvoarias. A doença pode ser o ponto de partida para outros problemas ainda mais graves e afeta, principalmente, os trabalhadores que têm contato direto com a fumaça do carvão.

Bissinose
Doença causada pela poeira das fibras de algodão, que afeta principalmente as pessoas que trabalham na indústria algodoeira.

Surdez temporária ou definitiva
Quando o trabalhador está exposto em uma área ruídos constantes, ele começa a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível. A perda auditiva se torna definitiva de forma lenta, silenciosa e prolongada. É mais comum entre operários de obras de construção que utilizam equipamentos que emitem ruídos e operadores de telemarketing.

Dermatose ocupacional
Pessoas que trabalham com graxa ou óleo mecânico podem desenvolver reações alérgicas crônicas, de forma que a pele cria placas.

Câncer de pele
Pessoas que trabalham, por exemplo, em lavouras, têm grandes chances de desenvolver o câncer de pele devido à excessiva exposição ao sol. A doença é bastante comum no Brasil, mas só pode ser considerada ocupacional se estiver relacionada à atividade profissional desenvolvida. Uma pessoa que trabalha em um escritório, sem se expor ao sol, por exemplo, pode ter o câncer de pele por outros e não terá assistência do INSS.

Siderose
Pessoas que trabalham nas minas de ferro acabam inalando partículas microscópicas de ferro. Estas partículas acabam se alojando nos bronquíolos, provocando falta de ar constante.

Catarata
Quem trabalha em lugares de altas temperaturas pode desenvolver a perda do cristalino, ocasionando a cegueira. Assim como o câncer de pele, a doença atinge uma parcela significativa da população brasileira, principalmente os idosos, e precisa ter relação direta com o trabalho para ser considerada ocupacional.

Doenças por função
Pessoas que trabalham com alimentos, por exemplo, podem se contaminar pelos produtos orgânicos que são utilizados.

Doenças psicossociais
Problemas como depressão, ou de outra ordem emocional, muitas vezes estão associados a carga horária excessiva, a pressão no trabalho, ou algum desentendimento na área de trabalho. Elas podem acabar desenvolvendo no trabalhador um desânimo prolongado no convívio de trabalho, ocasionando uma tristeza profunda.


 

Comentários
Eduardo Romão Denuncie este comentário
Infelizmente, mais de 50% dos trabalhadores que adquirem essas doenças se dá por falta de preparo antes de começar as atividades laborais (check-list). É por isso que ainda concordo com as ações educativas para mudar esse quadro. A repetição é exaustiva, mas compensa quando vemos a melhora dos colaboradores.
Silvia rosa Denuncie este comentário
Muito bom o texto...
RONALDO TEIXEIRA COELHO Denuncie este comentário


Doenças psicossociais
Problemas como depressão, ou de outra ordem emocional, muitas vezes estão associados a carga horária excessiva, a pressão no trabalho, ou algum desentendimento na área de trabalho. Elas podem acabar desenvolvendo no trabalhador um desânimo prolongado no convívio de trabalho, ocasionando uma tristeza profunda.



É TRISTE POIS LUTO NA JUSTIÇA PARA PROVAR COM ABERTURA DE CAT,PELO SINDICATO POIS A EMPRESA NÃO ACEITOU A DOENÇA OCUPACIONAL ESTÁ NO TST PERDI TUDO EM JUIZ DE FORA COMO CONSEGUEM BURLAR O DIREITOS DO TRABALHADOR PROCESSO 00004500920125030035 .
Hélio Denuncie este comentário
Gostaria de saber se hénia de disco pode ser considerada doença ocupacional, na minha profissão os impactos na coluna são constantes trababalho como carteiro motorizado e começei sentir as dores depois que entrei nos correios.
renato Denuncie este comentário
muito obrigado por esta material foi essencial para o trabalho na faculdade.
Lourdes Aparecida Martins Denuncie este comentário
Trabalho com doenças do trabalho e gostaria de ver cursos
isaac campos Denuncie este comentário
queria saber qual é embasamento legal para se conseguir estes 40%
mauro Benedix Denuncie este comentário
Gostaria de saber o que posso fazer diante de um quadro de doença ocupacional psicosocial, onde venho demonstrando todos os sintomas devido carga horária excessiva e pressão psicológica.
Cristiane Barbosa Denuncie este comentário
Boa Noite,
Meu nome é Cristiane ou estudante do curso de Técnico em Segurança no trabalho,sempre que tenho algum trabalho para apresentar busco noticias e reportagens aqui.
Preciso entregar um trabalho sobre diversas doenças psicossociais,mas não estou encontrando muita coisa.
Vocês poderiam me fornecer algum material.
Muito obrigada
Cristiane
francisco viana gonçalves Denuncie este comentário
boa noite.estou precisando de outros tipos de deonças ocupacionais para terminar uma pesquisa.por favor mim ajude.fico grato para contigo.
Amanda de Souza Denuncie este comentário
Estou com tendinites nos punhos e ombros sendo que o direito tem bursite e tbm espaça-o dos nervos ombros e punhos. Vindo doer tbm muito a coluna e dores de cabeça com frequência em ate 3 dias a pressão 13/9. Pode ser considerada doença ocupacional?
Munique Denuncie este comentário
Como pessoas que trabalham com alimentos podem ser contaminadas por produtos ORGÂNICOS?? Produtos orgânicos evitam contaminação e intoxicação.
Jose Eduardo Denuncie este comentário
Trabalhei doze anos como carteiro na entrega levando peso superior a 20kg. Contrair tendinite e lesão no slep culminando em uma cirurgia. O médico do trabalho negou a CAT alegando que não havia nexo laboral.Atualmente surgiu o síndrome carpeano e o mesmo já advertiu que poderá novamente, aludindo que o resultado do exame pode da um falso positivo. Gostaria de uma orientação,.
Thom Denuncie este comentário
Bom dia
Sou faturista, trabalho e usamos o mesmo banheiro que os caminhoneiros nos últimos meses tenho sentido muita falta de ar, cansaço, resfriados e gripes constantes, dores do peito e costa, após passar mal com muita falta de ar fui ao medico e o mesmo me informou que estou com tuberculose, isso pode ser considerado doença de trabalho.
Marcio Denuncie este comentário
Ola, sou carteiro e tenho discopatia em l5 com muitas dores na coluna e trabalhoa 10 anos de moto ,sendo que nos ultimos 5 anos na entrega na manha e na tarde, pode estar relacionada com doença ocupacional e quais os procedimentos.
Graça Denuncie este comentário
trabalho a dez anos na empresa e a três anos atrás fui diagnosticada com tendinite + bursite + artrose no ombro / síndrome de túnel do carpo bilateral na mão e artrose vertebral, trabalho sentada com computador, faço sempre fisioterapia para amenizar as dores e tenho acompanhamento medico.
Isso pode considerar doença de trabalho e nesse caso a empresa pode me dispensar?
Grata
Silvana Denuncie este comentário
Boa noite
Trabalho no mercado há 7 anos, sendo que trabalhava na tesouraria, e disseram que minha função iria acabar. Com isso me passaram para frente dos caixas.eu liderava 3 colaboradores, agora lidero 65 e tenho q lidar direto com público. A função na tesouraria não acabou, simplesmente contrataram outra pessoa. Agora faço acompanhamento psiquiátrico, eu não estou conseguindo sair de casa. Toda vez q vou ao trabalho fico nervosa e chorando. Não posso pedir conta pq não terei dinheiro para o tratamento e remédios. Parece q estou louca eu não vou melhorar nunca mais, não sirvo nem pra olhar meu filho. O q devo fazer?
Cilmara Denuncie este comentário
Eu gostei muito desse texto.....
jose carlos miranda Denuncie este comentário
ola. trabalho a 20 anos em posto de gasolina.e este ano fis um ensame periodico e foi constatado uma entoxicaçao no meu figado devido ao trabalho com produtos quimicos gasolina etanol,e diesel .oque tenho quefazer . e um acidente de trabalho.
EDINEIDE DANTAS DE ANDRADE Denuncie este comentário
Estou com hérnia de disco lombar e bursite no quadril eu posso ter adquirido isso no meu serviço trabalho fazendo movimentos repitivo e pego volumes pesados
Patrícia Fonseca Denuncie este comentário
Olá boa tarde
Gostaria de saber se " inflamação plantar ", e considerado uma doença ocupacional. E se for sentido a empresa pode demitir o funcionário?
adailton oliveira souza Denuncie este comentário
Boa tarde, gostaria de saber se a BURSITE no ombro direito e esquerdo quais os direitos legais como professor devidos os movimentos repetitivos.... Grato
Em tempo fiz cirurgia da CATARATA na vista direita duas vezes e esquerda uma vez.
george barros da silva Denuncie este comentário
trabalho 20 anos na empresa fui diagnosticado com bursite cronica pelo medico vou fazer cirurgia. posso considerar doença ocupaçional ou doença do trabalho. obrigado1
Jose Felipe Denuncie este comentário
Olá , estou fazendo um cuso de mecanica industrial , nesse curso , meu professor pediu pra mim fazer um trabalho sobre Doenças ocupacionais ... Estou com bastante dificuldade para fazer .. obrigado
Elizete Ferreira do camo machado Carvalho Denuncie este comentário
Bom dia trabalho a quase três anos no pátio da Polícia Civil, e agora fui diaguinosticada com Fibromialgia, o que devo fazer tudo isso devido ao meu trabalho, tenho dores muito intensas que já estou com depressão ansiedade, por não aguentar mais as dores que não passa com medicação algum, isso e doença ocupacional? O meu médico disso que não tem cura, estou muito preocupada.obrigada.
Eneida Muller Varella Denuncie este comentário
rabalho a dez anos na empresa e a três anos atrás fui diagnosticada com tendinite + bursite + artrose no ombro / síndrome de túnel do carpo bilateral na mão e artrose vertebral, trabalho sentada com computador, faço sempre fisioterapia para amenizar as dores e tenho acompanhamento medico.
Isso pode considerar doença de trabalho e nesse caso a empresa pode me dispensar?
Eliane de Fátima bandeira Denuncie este comentário
Oi eu sou operadora de máquinas e o serviço é muito pesado e repetitivo com carga horária muita pesada e nunca tive nenhum problemas antes , depois de 5anis lá ,estou sem as cartilagens dos dois joelhos e comecei a mancar e ele me demitiram
Alex Vinicius De Moura Denuncie este comentário
bom vou conta um pouco da minha situação, no meu antigo emprego adquirir hernia de disco lombo sacra sentir muita dor e fui submetido a cirurgia com colocação de pino na coluna e placa desde então fiquei com limitações a empresa durante meu afastamento fecho, e logo em seguida o medico perito do inss me deu alta comentei com ele se ele nao iria me colocar na reabilitação devido meu quadro o mesmo não deu nem audiência para minha pessoa, depois disso me candidatei a uma vaga em uma empresa tentando entrar na cota de 5% da empresa fui informado que minha doença de hernia de disco não entrava na cota não caracterizava deficiência física eu gostaria de saber se o que eu tenho caracteriza pois fui operado nao consigo entrar no mercado de trabalho pois quando vou fazer exames sempre sou barrado devido a placas e pino na coluna nao sei mais oq fazer se movo uma ação contra inss pois no mercado de trabalho nao consigo disputar de igual com outra pessoa sem nenhum problema estou desesperado pois tenho familia e estou quase passando necessidade, pois só minha esposa trabalha. Preciso muito de ajuda urgente
Elcio Denuncie este comentário
Estou afastado por depressão ocupacional mais empresas não quer emitir CAT e me afastou cód 31. Oq posso fazer ?
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Doenças Ocupacionais
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
SOC Banner - 6 - Set/Out
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital