Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Acidentes do Trabalho
Acidentes do Trabalho
Operários estavam sem equipamentos de segurança em obra onde trabalhador morreu, diz Polícia Civil de Limeira
Data: 22/02/2018 / Fonte: G1

Limeira/SP - Os operários da obra no Centro de Limeira (SP) onde o trabalhador Wilsen Fermino, de 31 anos, morreu soterrado estavam sem equipamentos de segurança, segundo a Polícia Civil. Os homens também não têm vínculo empregatício com o responsável pelo empreendimento. A investigação continua para apontar as causas do acidente, ocorrido na terça-feira (20).

"Não tinha nada. Não tinha equipamento de segurança nenhum, não tinha vínculo empregatício. Eles ganhavam diária", informou o delegado responsável pela investigação, Francisco Paulo Oliveira Lima, do 1º Distrito Policial (DP).

Segundo Lima, investigadores foram ao local nesta quinta-feira (22) para tentar localizar o responsável pela obra e pedir os documentos de viabilidade do empreendimento. O delegado espera que a documentação seja entregue até a sexta-feira (23).

Segundo a Prefeitura de Limeira, a obra está regularizada. Trata-se de um empreendimento comercial de três pavimentos, sendo subsolo, térreo e primeiro andar. As salas serão colocadas para locação. "A área total do projeto é de 2.371,40 metros quadrados. O projeto foi aprovado pela pasta e possui Alvará de Construção nº 64/2018, emitido em 25/01/2018".

A Defesa Civil ainda não concluiu o laudo para apontar as causas do acidente. Na data da morte, o órgão afirmou que o solo estava instável por conta da chuva.

"Era um casarão antigo, que foi demolido e eles estavam começando a remontar o muro de arrimo", disse o delegado.

Contrato verbal
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmica, Construção e do Mobiliário de Limeira e Região, o empreendimento pertence a uma empreendedora que ainda não foi identificada. Por meio do administrador da obra, a entidade descobriu o primeiro nome dela, mas ainda não a localizou.

O advogado do sindicato, Anderson Silva, afirmou que sequer havia contrato físico fechado entre a responsável pelo terreno e os operários. "Como era uma obra particular, a empreendedora provavelmente não teve a preocupação de contratar uma construtora e optou por uma mão de obra informal. Como estava no inicio, a gente não tinha ciência dessa obra".

"Quando é uma construtora, os funcionários são regularizados e existem os programas de segurança do trabalho", explicou. Segundo ele, o padrasto da vítima foi contratado como iniciar a construção.

"Foi acordo verbal, sequer tem contrato de empreitada. São indícios de uma obra irregular na questão trabalhista, carente realmente de questões de segurança e uma obra que estava no inicio e que infelizmente causou esse fato".

O acidente
O operário morreu após ser atingido por um muro que desabou da agência dos Correios. A parede, que fica nos fundos da unidade da estatal, caiu em cima da vítima, que trabalhava em uma obra. A vítima foi socorrida, mas não resistiu.

De acordo com a Defesa Civil, três trabalhadores estavam em um andaime quando o muro cedeu. Dois deles conseguiram pular, mas a vítima ficou soterrada.

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local para atender a vítima, que sofreu politraumatismo e teve parada cardíaca. De acordo com o Samu, a equipe tentou reanimar o homem por 22 minutos, mas ele não reagiu.

Por nota, os Correios confirmaram que houve o desabamento do muro dos fundos da unidade. Segundo a assessoria de imprensa, o atendimento não foi afetado. "Esclarecemos que a obra e o trabalhador envolvido não são dos Correios. O atendimento da agência não foi prejudicado e a área de engenharia dos Correios está acompanhando o ocorrido."
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Acidentes do Trabalho
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital