Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Acidentes do Trabalho
Acidentes do Trabalho
Acidente em porto no ES começa a ser investigado pelo MTb
Data: 25/07/2018 / Fonte: G1

Aracruz/ES - Ministério do Trabalho começa a investigar nesta quarta-feira (25) as causas do acidente que matou três trabalhadores portuários e deixou um hospitalizado, no porão de um navio liberiano atracado em Portocel, em Aracruz, litoral Norte do Espírito Santo.

O acidente aconteceu no início da tarde desta terça (14). A suspeita inicial é de um vazamento de gás. As atividades do porto foram suspensas e as causas do ocorrido estão sendo investigadas. As vítimas que morreram eram trabalhadores portuários.

O químico Gilberto Maia de Brito destacou que, em ambientes confinados, é obrigatório o uso de máscaras pelos trabalhadores, o que não aconteceu no navio.

"Usa-se máscaras específicas de proteção para quem trabalha em locais confinados e existem detectores portáteis e fixos que são capazes de identificar quatro tipos de gases básicos, como o monóxido de carbono, o gás sulfídrico, o oxigênio e o gás metano", destacou o especialista.

No entanto, o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Alcimar Candeias, afirmou que porões de navios, normalmente, não são considerados ambientes confinados e, por isso, não se aplica a eles a obrigatoriedade das regras específicas para esse tipo de local.

"Os espaços confinados são caracterizados pela existência de três itens simultâneos: a dificuldade de acesso; local que não é apropriado para atividade humana, em que as pessoas não devem atuar de forma permanente; e a dificuldade de ventilação para a retirada de material intoxicante, como lá aconteceu", justificou.

Candeias destacou, no entanto, que, diante dessa análise do ambiente, pode vir a ser conferido o tratamento de espaço confinado. Nesta quarta, engenheiros do Ministério do Trabalho vão até o local para começar as investigações.
Gás

O químico Gilberto Maia de Brito explicou que, a princípio, o gás sulfídrico é apontado como a causa do acidente.
Em concentrações menores (8 miligramas por litro), o gás tem cheiro de ovo podre e não é letal ao ser humano. No entanto, em concentrações maiores (600 miligramas por litro), o gás inibe o olfato, dificulta a visualização e pode matar uma pessoa em questão de segundos.

O sobrevivente do acidente, o estivador Vitor Souza Olmo, que já deixou o hospital, contou que sentiu um cheiro muito forte, similar ao da amônia.

"Não sei se era amônia, mas se não era tinha um cheiro muito parecido. E em fração de dois segundos, eu já estava desacordado, não lembro mais de nada", falou.

Diante disso, o químico destacou que a amônia também pode ser um dos gases presentes e causadores do acidente.
"Em espaços confinados, é possível que exista a amônia. Esse gás é extremamente tóxico também, por causar danos como asfixia imediata, náuseas e vômitos. É uma outra fonte de informação que deve ser averiguada", afirmou.

Portocel
Todas as operações no Portocel foram paralisadas após o ocorrido, o local foi evacuado e ainda não há previsão de retorno.

"O Portocel lamenta profundamente o acontecimento e está colaborando com as autoridades nas investigações. O porto decidiu paralisar temporariamente suas operações para concentrar todos seus esforços no ocorrido", diz a nota.
Comentários
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Acidentes do Trabalho
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital