Banner 01 - Ansell
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Fujiwara Banner 1 Outubro
Banner 01 - Promo Circulação -  Outubro 2019 - proteção
Banner 1 - UniSafety - 3
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Noticias / Acidentes do Trabalho
Acidentes do Trabalho
A cada 5 horas, uma pessoa fica inválida em Santa Catarina vítima de acidentes de trabalho
Data: 01/05/2017 / Fonte: G1

Em Santa Catarina, por ano, são registrados 156 mortes e 46,3 mil acidentes de trabalho, conforme a superintendência regional do Ministério do Trabalho. O órgão ainda calcula que, no estado, a cada cinco horas, uma pessoa fica incapacitada de trabalhar pelo resto da vida após um acidente de trabalho, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina.

O movimento da mão do empresário Moisés Marcelo nunca mais foi o mesmo depois que ele caiu de uma altura de 17 metros, no antigo trabalho. "Eu me bati em coisas, como fornália, plataforma, escadarias, quando fui socorrido pelos bombeiros", lembra Moisés.

Depois que se recuperou, Moisés entrou na Justiça. A mulher dele, Roseli Coelho Marcelo, pregava botões em uma empresa quando teve parte do dedo cortado por uma máquina. Ela também buscou seus direitos judicialmente. "Recebi todos os meus atrasados", conta Sueli.

Os números de vítimas de acidentes do trabalho podem ser ainda maiores. Isso porque, em muitos casos, quando o empregado fica ferido, a empresa não comunica o Ministério do Trabalho, nem a Previdência Social. O MT tem 60 auditores para fiscalizar as condições de trabalho das empresas do estado.

"A fiscalização geralmente acontece quando o Ministério do Trabalho recebe uma denúncia, onde a fiscalização vai lá e verifica o fato do acidente", explica a gerente Regional do Trabalho e Emprego de Criciúma, Cássia Gava. Na região Sul catarinense, são apenas dois auditores para atuar em 44 municípios.

Conforme o órgão, a solução encontrada para falta de efetivo é conscientizar as empresas sobre a importância do uso de equipamentos de segurança. "É uma forma de atingir o maior número de empresas e empregados da necessidade de prevenção de acidentes de trabalho", disse o chefe da seção do trabalho, José Carlos Panatto.

Acidentes de trabalho no Brasil
No Brasil, 710 mil pessoas sofrem acidente de trabalho por ano. São 2,8 mil mortes por ano, uma a cada três horas. O Sul do país é a segunda região com o maior número de acidentes de trabalho.
Comentários
Maurício deC. Mendes Denuncie este comentário
Gostaria de deixar a minha opinião sobre o descaso das autoridades e empresários de não investir em segurança de trabalho, tanto através de novos concursos, que se faz necessário para preencher a grande lacuna que existe nesta área tão importante, que é a de prevenir acidentes nas empresas e salvaguardar a vida dos pais e mães de famílias que ficam muitas vezes inválidos e ainda pior, os filhos muitas vezes órfãos, lamentável. O número de acidentes é assustador e a tendência é crescer ainda mais, se nada for feito de forma preventiva, e não corretiva como está sendo feito, ás vezes tarde demais, infelizmente ...
Obrigado pelo espaço e até mais ...
Deixe seu comentário sobre a notícia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* E-mail, Profissão, Estado e cidade não serão publicados.
 
 
 
   
 
 
 
Código de verificação:

Repita o código ao lado:
 
 
Enviar


Notícias relacionadas
Mais de Acidentes do Trabalho
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital