Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / Presidente da Abergo fala do papel da ergonomia para a qualidade de vida
Entrevistas
Presidente da Abergo fala do papel da ergonomia para a qualidade de vida
ENTREVISTA: CONTRIBUIÇÃO ESSENCIAL
Entrevista ao jornalista Alexandre Gusmão
Foto: Alexandre Gusmão


José Orlando Gomes, atual presidente da Associação Brasileira de Ergonomia, conseguiu conciliar a atividade acadêmica com a experiência do chão de fábrica, o que certamente influenciou sua forma de avaliar o tema. Ele destaca nesta entrevista ao jornalista Alexandre Gusmão o quanto a ergonomia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este paulista de Riversul adotou, há mais de 20 anos, o Rio de Janeiro onde é professor do Departamento de Engenharia Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ, além de pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia do Conhecimento. Ergonomista certificado, José Orlando fez Engenharia de Produção pela USP, além de mestrado e doutorado na mesma área pela UFRJ.

Entre 2002 e 2004 foi pesquisador visitante no Cognitive Systems Engineering Lab da Universidade de Ohio, no Estados Unidos. Lá trabalhou com o professor David Woods, destaque na área de Ergonomia Cognitiva. Teve também experiência na França onde fez especialização em Ergonomia no Conservatoire National des Arts et Metiers, orientado pelo professor Tahar Hakin Benchekroun. Antes de assumir a presidência da Abergo, no início do ano passado, atuou no Conselho Fiscal e como secretário geral entre 1997 e 2001. Seu mandato vai até dezembro de 2011.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela atual diretoria da Abergo este ano está o 16º Congresso Brasileiro de Ergonomia, que ocorre em agosto no Rio de Janeiro, paralelamente à feira PrevenRio. José Orlando aposta em sucesso do evento que é tradicional nesta área e convida os profissionais envolvidos com o tema para participarem da programação, que reunirá especialistas brasileiros e internacionais durante cinco dias.

PROTEÇÃO - O senhor assumiu a presidência da Abergo em janeiro do ano passado e comandará a entidade até dezembro de 2011. Quais os objetivos?
GOMES
- Estamos num processo de incorporar as diferentes correntes que fazem parte da entidade. A Abergo deve reunir todas as concorrentes da Ergonomia. Trabalhamos também para ter uma Abergo em cada estado. Precisamos ter uma estrutura porque não pode um grupo de dez pessoas dirigir uma associação nacional num país continental, com milhões de habitantes. Nossa campanha de filiação teve uma resposta muito grande. As pessoas querem Ergonomia e eu acho que a gente está neste caminho no sentido de avançar e criar uma descentralização da Abergo, com eventos regionais e com maior dinamicidade. Estamos desenvolvendo uma política de publicações, agora com a nossa revista, com o site que vai ser restrito aos nossos sócios, além das parcerias que pela primeira vez estamos fazendo. Temos parceria com editoras e outras empresas para reduzir os preços de produtos para nossos associados. A Abergo compreende três organizações juntas. Ela é uma sociedade científica, é uma associação profissional, que tem que responder do ponto de vista da proteção do nosso associado, e ao mesmo tempo, em termos de qualidade, é uma instituição certificadora. Acho que isto é um desafio, mas nós estamos caminhando nesta direção
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital