Banner Bracol 1 Novembro
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / Médico do Trabalho fala sobre modelo de prevenção adotado pela Espanha
Entrevistas
Médico do Trabalho fala sobre modelo de prevenção adotado pela Espanha
ENTREVISTA: FRANCISCO DE LA GALA SÁNCHEZ
Entrevista ao jornalista Juliano Rangel
Foto: Olga Produções

Entre os países que integram a União Europeia, a Espanha é a que mais registra acidentes de trabalho. Conforme dados divulgados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o país computou 803.308 acidentes em 2008. Segundo o médico do Trabalho e diretor do serviço médico do Centro de Reabilitação Fremap, hospital localizado na cidade espanhola de Majadahonda, Francisco De La Gala Sánchez, esse dado deve ser interpretado de forma diferenciada, pois as ferramentas que contabilizam os agravos na Espanha não são as mesmas dos demais países da União Europeia. Para ele, que integra a Comissão Espanhola de Medicina do Trabalho, a Espanha é o país que mais acidentes têm estatisticamente.

A entrada em vigor da Lei de Prevenção aos Riscos do Trabalhador, a adoção do sistema Bônus Malus e a presença das mútuas no sistema espanhol reforçam a preocupação e a atenção do País com a Segurança e a Saúde do Trabalho. Esse novo modelo de prevenção adotado pela Espanha foi apresentado por Sánchez durante o 14º Congresso da Anamt, evento realizado entre os dias 15 e 21 de maio em Gramado/RS.

Ex-presidente da Sociedade Espanhola de Medicina e Segurança do Trabalho, Francisco atua na área prevencionista desde 1976. Atualmente dirige as revistas Patología Del Aparato Locomotor e Mapfre Medicina, publicações do Instituto da Prevenção, da Saúde e Meio Ambiente da Fundação Mapfre. Ainda dirige e leciona na Escola de Fisioterapia da Pontifícia Universidade de Salamanca.

PROTEÇÃO: Em 1995, durante uma de suas passagens pelo Brasil, você nos concedeu uma entrevista, em que nos falou um pouco sobre o sistema de prevenção utilizado na Espanha. O que mudou no país, em relação à Saúde e Segurança do Trabalho, nestes últimos 15 anos?

SÁNCHEZ -
A Espanha passou por muitas mudanças na área de prevenção de acidentes de trabalho nesses últimos 15 anos. Uma delas, em minha opinião, uma das mais importantes, foi a entrada em vigor da Lei de Prevenção aos Riscos do Trabalhador, que passou a vigorar naquele mesmo ano (1995). A publicação dessa lei foi uma forma de a Espanha adaptar uma diretiva marco comunitária que visa à Saúde e Segurança do trabalhador no posto de trabalho. O seu objetivo é reduzir o número de acidentes relacionados ao trabalho em toda a sua amplitude, desde os mais leves aos mais graves. Para atingir essa meta, a diretiva tem dado lugar a uma série de decretos que têm modificado totalmente o panorama jurídico e a realidade espanhola de proteção ao trabalhador.

PROTEÇÃO: ESSA LEI ESTÁ RESTRITA AOS TRABALHADORES ESPANHÓIS?
SÁNCHEZ:
Não. Ela se estende à União Europeia. Ou seja, procura oferecer o mesmo nível de Segurança e de Saúde a todos os trabalhadores pertecentes à União Europeia. Só que ela precisa ser adaptada ao código jurídico de cada país para ser colocada em prática, o que é extremamente válido.

PROTEÇÃO: Por quê?
SÁNCHEZ:
Porque isso nos permite melhorar a diretiva e incorporar, no texto da lei, as especificidade de cada país. Ou seja, conseguimos moldar as condições de Segurança do Trabalho de acordo com a realidade econômica de cada país da União Europeia, ampliando, dessa forma, o nível de proteção, de segurança e de saúde oferecido aos nossos trabalhadores. Isso é fundamental para reduzirmos a acidentalidade nos postos de trabalho.

Confira a entrevista completa na edição 223/Julho da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital