Banner 1 - SESI RS - 21/1 a 11/2
Banner 1 - GRO - 2020
Banner 01 - Promo Circulação -  Janeiro 2020 - proteção
Banner 1 - PoliUSP - Janeiro 2020
Banner 06 - Promo Circulação - Janeiro 2020 - proteção
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias


Você está em: Matérias / Entrevistas / MARCOS AMAZONAS - Especialista da área de trabalho em altura fala dos avanços nas normas e dificuldades das empresas
Entrevistas
MARCOS AMAZONAS - Especialista da área de trabalho em altura fala dos avanços nas normas e dificuldades das empresas
Natural de Curitiba/PR, Marcos Amazonas sempre foi apaixonado por esporte e especialmente pelo montanhismo. O gosto pela aventura e por escalar foi tanto que ele resolveu, no final dos anos 90, abandonar a faculdade de Engenharia e abrir seu próprio negócio na área: uma empresa de trabalho em altura voltada para limpeza e manutenção predial. Associando sua vivência prática ao conhecimento, que buscava nas normas nacionais e internacionais, logo começou a ministrar treinamentos, como o que capacitou as primeiras equipes de transmissão de energia da Copel.

Em 2005 foi convidado pelo então proprietário da Altiseg, Marco Luszcynski, para trabalhar em sua empresa. Trabalharam apenas um mês juntos. Luszcynski acabou desaparecendo tragicamente numa greta de gelo quando escalava o Mont Blanc nos Alpes Suíços. Marcos permaneceu na Altiseg, que, segundo ele, foi sua grande escola, oportunizando-lhe proximidade com as normas técnicas voltadas para equipamentos contra quedas.

Nesta entrevista, ele fala sobre o momento atual do trabalho em altura e das recentes mudanças Incluidas na NR 35, como o processo de ancoragem e o novo item sobre sistemas de proteção contra quedas.

Amazonas é técnico de Segurança do Trabalho, tecnólogo em gestão de pessoas e pós-graduado em psicologia organizacional. Hoje atua na Honeywell, referência global em soluções para o trabalho em altura e está à frente de duas comissões de estudo do CB-32 da ABNT voltadas para equipamentos auxiliares para trabalho em altura e seleção e uso de EPIs.

Como você avalia a evolução da segurança no trabalho em altura no Brasil nos últimos 20 anos e sua relação com a atividade esportiva?
Muito do conceito esportivo veio para a indústria, mas aos poucos ela vai andando com suas próprias pernas. Na minha mudança pessoal ao sair de uma empresa local no Paraná e vir para uma multinacional em São Paulo, que já adotava o conceito americano, o europeu, muito mais maduro, percebi que temos um gargalo muito grande de descompasso com relação à evolução que os países de Primeiro Mundo tiveram. O acesso por corda continua atrelado ao esporte, mas a indústria em geral já se afastou de forma muito significativa do montanhismo. O Brasil começa a assimilar uma identidade própria, mais específica, com equipamentos robustos minimizando qualquer tipo de falha humana. Costumo dizer que são peças de um quebra-cabeça dando suporte e autonomia para o gestor. Agora com a ancoragem isto vai entrar forte, pois ainda temos a ideia do resgate muito voltada para o herói e, na verdade, o herói é quem está no dia a dia trabalhando. O treinamento ainda está sendo construído. Em 2012, com a NR 35, houve uma busca compulsória por treinamento, só que isso acabou indo para um processo de comodditie em que se olha somente preço e não a ferramenta e o investimento. O recurso que está na mão do gestor acaba sendo mal-empregado.

FOTO: Alexandre Gusmão

Entrevista ao jornalista Alexandre Gusmão

Confira a entrevista completa na edição de janeiro da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital