Promo Dezembro 2019 - Proteção
title='Clique aqui para ver mais sobre Fujiwara Banner 1 Dezembro'
Banner 1 Marluvas - Set/Dez
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / MÁRCIA BANDINI - Presidente da Anamt aposta na produção científica, no relacionamento e na participação
Entrevistas
MÁRCIA BANDINI - Presidente da Anamt aposta na produção científica, no relacionamento e na participação
Foi atuando junto ao Detran de São Paulo, como médica-perita recém-formada, que Márcia Bandini se deparou pela primeira vez com a falta de preparo dos médicos para trabalhar com a inclusão de deficientes e com o número significativo de pacientes com sequelas graves de acidentes de trabalho. Chocada diante da realidade que segundo ela `batia à sua porta’, e com uma graduação sensibilizada pelos casos de leucopenia de Cubatão e o boom do HIV, experiências vividas junto ao ambulatório de Saúde Ocupacional enquanto cursava a Faculdade de Ciências Médicas de Santos, ela sentiu que era preciso fazer mais. Resolveu especializar-se em Medicina do Trabalho, mas logo percebeu que necessitava aprimorar-se e, desde então, nunca mais parou.

Com 25 anos de dedicação à área e atuação diversificada, possui importantes passagens pelo funcionalismo público, como consultora, depois como gestora em SESMTs de empresas de grande porte, professora na pós-graduação e também na vida associativa junto à Anamt e à Associação Paulista de Medicina do Trabalho.

Seu compromisso agora é com a presidência da Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho) que assumiu recentemente e com a academia onde segue como docente na área de saúde do trabalhador no Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.

Na entrevista concedida ao jornalista Alexandre Gusmão, durante o Congresso da Anamt realizado em maio, Márcia reforça sobre a importância da participação associativa para os profissionais. "A associação é importante por ser o farol científico e técnico, vamos dizer assim, dos médicos do trabalho. Mas também pela atuação política que a gente tem na defesa da saúde do trabalhador e do exercício profissional da Medicina do Trabalho", enfatiza.

Daqui para frente quais seus planos de atuação?
Nos 13 anos em que fiz carreira corporativa tive a sorte de ter trabalhado em lugares muito bons, com muito recurso e também com pessoas que acreditavam naquilo que eu estava propondo. Acabou que muita gente me conheceu como gerente, como coordenadora, que é uma experiência que faz toda a diferença para os médicos. Durante quase três anos fui gerente de saúde e de segurança e isso foi um divisor de águas na minha formação. Costumo brincar dizendo `toma cuidado com aquilo que você deseja’. Passei a minha vida inteira defendendo a integração, aí brinco que um dia alguém me ouviu e falou `então tá querida, vai lá e faz’. Fui, assumi e preciso dizer que os resultados foram muito interessantes, porque essa visão do ser humano que o médico traz aplicada à gestão da segurança traz resultados lindos. Apesar dos bons indicadores que conseguimos construir nesses 13 anos, pedi demissão no ano passado para assumir uma carreira acadêmica com a qual já vinha trabalhando há algum tempo. Minha prioridade futura é a vida acadêmica, principalmente pela questão da formação do médico do Trabalho. Para quem está com quase 50 anos e com 25 de carreira, acho que o momento agora é de juntar tudo aquilo que consegui aprender e começar a compartilhar para formar novos médicos do Trabalho. No fundo quero fazer parte, não só pela universidade, mas também pela vida associativa, da construção dessa Medicina do Trabalho do futuro.

FOTO: Alexandre Gusmão

Entrevista ao jornalista Alexandre Gusmão

Confira a entrevista completa na edição de julho da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital