Banner 01 -RL USP - Julho
Banner 01 - Congresso SST
Banner 01 - Honeywell - Julho
Banner 01 - CEALAG - Julho
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / LUIS AUGUSTO DE BRUIN - Empresas fazem prevenção porque são obrigadas, mas com o eSocial há uma chance de colocar a SST nos trilhos
Entrevistas
LUIS AUGUSTO DE BRUIN - Empresas fazem prevenção porque são obrigadas, mas com o eSocial há uma chance de colocar a SST nos trilhos
Convivendo com o mundo da prevenção desde os 19 anos, o especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário, professor em cursos de formação de técnicos em Segurança do Trabalho e consultor de empresas, Luis Augusto de Bruin, tem orgulho de dizer que viu as NRs sendo construídas na mesa de jantar da sua casa. "Meu pai era diretor da Fundacentro e em muitas ocasiões ele chegou a levar para casa o rascunho das NRs para ser revisado", conta. Ainda jovem, teve passagens pela editora que fazia a revista da Fundacentro e depois pela revista e jornal da ABPA (Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes). Mas foi na Protin Equipamentos de Proteção Individual, uma antiga fabricante de EPIs, que ele teve a oportunidade de se inserir mais fortemente no mundo da prevenção. Nesta empresa, aprendeu sobre processos de fabricação de equipamentos e começou a ministrar treinamentos dentro das empresas clientes.

Hoje Bruin, que é articulista da coluna Memória nesta revista, atua com foco maior em treinamentos para empresas, especialmente na sensibilização para prevenção em nível gerencial. "Na maioria das vezes, o problema, não é o trabalhador, mas a cultura da direção da empresa. É muito importante a gente sensibilizar as pessoas que têm o poder de decisão", reforça.

Nesta entrevista, concedida à Proteção, ele relembra fatos marcantes da evolução da SST no Brasil, avalia o momento atual e as perspectivas futuras com relação à prevenção. O consultor é natural de São Paulo, tem 63 anos e é filho do advogado João Emílio de Bruin, já falecido, que se destacou no cenário nacional na área de Direito Trabalhista e Previdenciário nos anos de 1970 a 2000.

O senhor iniciou na área de prevenção alguns anos antes da criação das Normas Regulamentadoras. Como era o mundo do trabalho no início da década de 1970?
Naquela época, o país vivia um drama muito grande com relação à prevenção de acidentes de trabalho. Como não existia legislação muito rigorosa neste sentido, o número de acidentes era muito grande. Isto motivou inclusive que organismos internacionais que financiavam o Brasil - era a época do regime militar e do chamado "milagre econômico" - chegassem ao ponto de bloquear financiamentos por conta do número elevadíssimo de acidentes de trabalho que o país tinha. Outro dia ouvi uma notícia de que o Estado Islâmico, nestes três anos de guerra na Síria, matou cinco mil pessoas. Me recordo que nos anos entre 1972 e 1974, se não me engano, mais especificamente no ano de 1974, fizemos em um ano mais pessoas mortas do que o Estado Islâmico matou em três anos. E estamos falando de trabalhadores. A quantidade de trabalhadores ativos, isto é, com registro em carteira, naquela época, era de 10 milhões. E nós tínhamos em média 1,2 milhão de acidentes de trabalho por ano. Era uma taxa de quase 10%, ou seja, a cada 10 trabalhadores, um se acidentava. Este cenário aterrador acabou motivando diversas iniciativas como a criação da Fundacentro, por exemplo, onde, inclusive, meu pai foi um dos diretores.

FOTO: Thais Menezes de Bruin

Entrevista à jornalista Daniela Bossle

Confira a entrevista completa na edição de julho da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
AMB - Julho/2018
Banner 06 - Saúde e Vida - Julho
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital