Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner 01 - Ansell
Banner 1 - UniSafety - 3
Banner 01 - Marluvas - Dezembro
Fujiwara Banner 1 Outubro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / JUKKA TAKALA - Atual presidente da ICOH fala da evolução da SST no mundo
Entrevistas
JUKKA TAKALA - Atual presidente da ICOH fala da evolução da SST no mundo
A trajetória do engenheiro finlandês Jukka Takala é uma das mais impressionantes na área prevencionista mundial. Ele começou na Europa, atuando em seu país, mas depois de algum tempo decidiu conhecer a realidade e ajudou a mudar o cenário de países muito diferentes, começando na África. Atuou na Ásia e por muito tempo chefiou o departamento da OIT que cuidava da SST mundial, o Safework.

Apesar de toda a sua experiência, Takala é extremamente simples e acessível. Numa conversa durante o Congresso Nacional da Anamt em que esteve presente no Brasil, ele falou sobre a sua trajetória e a evolução da prevenção no mundo ao diretor da Revista Proteção, jornalista Alexandre Gusmão.

Ele observa sobre a possibilidade de auxílio aos países pobres para que melhorem suas condições de trabalho por meio de programas promovidos pela OIT e financiados por países ricos. Porém, frisa que a obtenção destes recursos não é fácil e que manter os programas também pode ser complicado. "Quando há comprometimento de governo temos uma boa oportunidade. Já quando os governos são corruptos ou não interessados é muito difícil porque o comprometimento pode ser apenas este ano e daqui há cinco anos, quando mudar o governo, não se sabe", reflete Takala.


Em que momento o senhor voltou suas atenções para a saúde do trabalhador?
Minha primeira experiência com Segurança e Saúde do Trabalho foi na Universidade Técnica na Finlândia. Sou engenheiro mecânico, mas era um curso mais voltado à segurança de máquinas para técnicos da universidade e os estudantes. Este foi meu primeiro contato nos anos de 1971, 72 e 73. Quando acabei esse curso fui trabalhar no Ministério da Saúde na Finlândia. Foi um período de expansão da SST na Finlândia. O Ministério da Saúde era também responsável pela inspeção em Saúde e Segurança do Trabalho. Foi meu primeiro trabalho como um jovem inspetor nessa área. Naquela época estabelecemos uma organização totalmente nova para a Inspeção do Trabalho e também para os regulamentos do governo para com esta área. A Segurança e Saúde do Trabalho estava surgindo em todo mundo, não só na Finlândia, mas não podíamos fazer as leis da nossa imaginação. Era importante conhecer a situação em outros países como, por exemplo, o modelo sueco ou o modelo da Dinamarca. Um dos meus primeiros livros de pesquisa sobre SST foi uma enciclopédia antiga da OIT sobre SST, uma versão que não existe mais, cujo editor foi Luigi Parmeggiani, antigo presidente da ICOH. Este foi um primeiro trabalho, mas na verdade estou há 44 anos trabalhando todos os dias com Saúde e Segurança Ocupacional.


FOTO: Alexandre Gusmão

Entrevista ao jornalista
Alexandre Gusmão

Confira a entrevista completa na edição de NOVEMBRO da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
banner6-promo-protecao-outubro02
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital