banner 01 - Anuario 2017
Delta Plus - Diamonddv - banner 01 - novembro
Banner 01 - Marluvas - Novembro17
Banner 01 - Poli USP Novembro
Banner 01 -RL USP Novembro
Banner 01 - Promo Natal 2017
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P Revista Proteção Digital Banner 4
P Revista Emergência Digital Banner 5
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / JOSÉ LUIZ PEDRO DE BARROS - Membro de diversas comissões tripartites, o engenheiro de segurança já soma duas décadas na área prevencionista
Entrevistas
JOSÉ LUIZ PEDRO DE BARROS - Membro de diversas comissões tripartites, o engenheiro de segurança já soma duas décadas na área prevencionista
Engenheiro eletrotécnico de formação, José Luiz Pedro de Barros começou sua carreira profissional sem ambições de adentrar na área prevencionista. Iniciou no sistema Telebras, chegou até a se afastar da engenharia por um tempo, investindo nos negócios da família e, foi só quando passou a atuar como assistente técnico em um escritório de consultoria jurídica que teve as primeiras impressões da área de Saúde e Segurança do Trabalho. Devido ao interesse pelo tema, despertado na época pela demanda de ações trabalhistas, ele decidiu fazer o curso de especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Federal Fluminense, concluído em 1995.

Desde então, o EST tem dedicado suas forças e habilidades à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis nas empresas. Esses mais de 20 anos foram investidos dentro do Sistema Firjan, formado pelas organizações Firjan, Sesi, Senai, Iel e Cirj, que representa todas as indústrias do Rio de Janeiro, estado onde reside. Hoje atuando como gerente consultivo de SST, José Luiz representa os empregadores na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR 12, na Comissão Nacional Permanente do Benzeno e na Comissão Permanente Nacional Portuária, entre outras. Também é membro do Grupo Confederativo do eSocial e tem lugar na Comissão Tripartite Paritária Permanente.

Além de contar um pouco de sua história na área, o carioca que passa a maior parte do tempo em Brasilia avaliou a evolução da Saúde e Segurança do Trabalho no país e revelou algumas novidades que estão para sair em relação a algumas Normas Regulamentadoras.

Como surgiu seu interesse em SST?
Sou formado em engenharia eletrotécnica, eletrônica e telecomunicação e iniciei minha carreira no sistema Telebras, antiga TELERJ, no setor de energia. Depois passei alguns anos trabalhando com meu pai e me afastei da engenharia por um tempo. Fui trabalhar em um escritório de consultoria jurídica atuando como assistente técnico em ações de avaliação de imóveis. A consultoria recebia demandas de ações trabalhistas, assim comecei a me interessar pelo tema e em conversa com o saudoso professor André Lopes Neto, então presidente da Sobes (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), resolvi fazer o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e abracei a profissão.

FOTO: Arquivo pessoal

Entrevista à jornalista Raira Cardoso

Confira a entrevista completa na edição de NOVEMBRO da Revista Proteção.
 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
Banner 06 - PrevenirES
AmbLegis banner6 - 11/17
Banner 06 - Praevenir - Nov
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Assine a Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital