Banner 1 Marluvas - Set/Dez
Banner Bracol 1 Novembro
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P NN Eventos - Banner 5


Você está em: Matérias / Entrevistas / GILMAR TRIVELATO - Pesquisador avalia o cenário de prevenção no país e fala da nova NR 1
Entrevistas
GILMAR TRIVELATO - Pesquisador avalia o cenário de prevenção no país e fala da nova NR 1

Desde o início de sua carreira, o químico Gilmar da Cunha Trivelato esteve envolvido com a SST. Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (área de concentração em Meio Ambiente) pela UFMG, Gilmar tornou-se pesquisador da Fundacentro em 1988, atuando nas áreas de Higiene Ocupacional, Segurança Química e Gestão da SST. Sua participação na composição de normas regulamentadoras é extensa. Foi membro do GT da versão atual da NR 9 (PPRA); colaborou na elaboração da NR 22 (Mineração) e 32 (Estabelecimentos de Saúde); atuou na elaboração do Anexo I da NR 19 (Explosivos).

 

O pesquisador também integrou a equipe responsável pela capacitação de auditores fiscais do Trabalho sobre Gestão de Riscos e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, da então Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - entre 2000 e 2001.

 

Nesta entrevista, Gilmar compartilha sua visão inovadora sobre gestão em SST, que permeia toda a sua trajetória no setor, culminando na composição, junto aos demais membros do Grupo Técnico, de uma nova redação para a NR 1 (disponibilizada para Consulta Pública no final de maio). Fala a respeito dos impactos esperados com as mudanças na normatização, que deverá simplificar a aplicação das demais NRs, e traça um panorama sobre o cenário da prevenção no Brasil.

 

Quando e de que forma surgiu seu interesse pela área de SST?
Quando eu era aluno no Instituto de Química da USP, tínhamos problemas no laboratório de lá. As condições eram muito precárias e houve um acidente grave envolvendo ácido sulfúrico, que atingiu um aluno de Geologia. Naquela época, o país vivenciava a ditadura militar, então o movimento estudantil se organizou em torno de questões objetivas. O centro acadêmico começou a fazer um movimento pela melhoria da segurança dos laboratórios da USP. Tínhamos casos de professoras que trabalhavam com solventes, que sofreram aborto espontâneo; mais tarde, uma amiga minha, pesquisadora que trabalhou com solvente, acabou falecendo de câncer de fígado - o que provavelmente estava associado à exposição ao solvente. A preocupação com SST emergiu daquela realidade.

 

Em que ponto o senhor se envolveu nos debates sobre gestão?
Quando fui responsável pelo laboratório de química inorgânica da Fundacentro, no final dos anos de 1980. Na época, era exigido que observássemos não só a qualidade do trabalho, mas também a segurança e os resíduos gerados no laboratório. Então, quando implantávamos a gestão de qualidade, já Incluiamos essa preocupação com a segurança dos trabalhadores. Tínhamos uma crença de que fazer um bom trabalho técnico era suficiente para fazer a prevenção. Com o tempo, percebi que a competência técnica era uma condição necessária, mas não suficiente. Então, para fazer a prevenção acontecer, você deveria ter outro olhar. A partir daí, comecei a me interessar por questões sobre gestão, busquei literatura a respeito. Tive a oportunidade de ir para a Europa, através da professora Berenice Goelzer, engenheira que trabalhou muitos anos na OMS na área de Higiene Ocupacional. Na época, os europeus estavam começando a implantar a diretiva européia de prevenção. Foi por volta de 1993/94.

 

FOTO: Valdir Lopes

 

Entrevista à jornalista Priscilla Nery

 

Confira a entrevista completa na edição de agosto da Revista Proteção


 

 
Mais de Entrevistas
 
1     2     3     4     5     6     7     8     9     10
Edição do Mês
 
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Revista Proteção Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação
Download Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital