P SuperGuia Net banner 1
P Marluvas banner 1
P Scott Safety banner 1
P Promo Natal 2016
P Redes Sociais Banner 1
P Poli USP banner1
 
 
    Acidentes do Trabalho
    Doenças Ocupacionais
    Empresas & Negócios
    Estatísticas
    Eventos
    Geral
    Legal
    Leia na Edição do Mês
    Práticas de Prevenção
    Produtos & Serviços
    Últimas Notícias
P IBTEC banner 4
P Fotos Redes Sociais - Banner 5
P Revista Emergência Digital Banner 5
P NN Eventos - Banner 5
P Agenda Protecao Eventos 2016 banner 4


Você está em: Anuário Brasileiro de Proteção / Anuário 2015


Anuário Brasileiro de Proteção 2015
Um olhar abrangente

Há 20 anos surgia uma importante publicação que, inicialmente, reunia informações sobre entidades, fabricantes, produtos e serviços da área de Saúde e Segurança do Trabalho em todo o Brasil. O Anuário Brasileiro de Proteção nascia em 1995 para atender a uma reivindicação do setor, servindo como um guia de consulta rápida aos profissionais no dia a dia de trabalho. Com o passar dos anos, o projeto foi incorporando dados estatísticos sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de análises conjunturais com base nos levantamentos dos ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Em­prego. O Anuário também abriu espaço, a partir de 1996, para a divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho, que neste ano chega à sua 19ª edição.

Hoje, constitui-se na única publicação nacional do gênero, oferecendo ao leitor uma série de in­formações relevantes sobre a SST no país e no mundo. Por falar em panorama mundial, reproduzimos nesta edição (após um período sem atualização) os números da Organização Internacional do Trabalho sobre acidentes e mortes no trabalho nos demais países, a fim de analisarmos a prevenção em nível global. Já o cenário nacional e por regiões, com base no Anuário Estatístico da Previdência Social 2013, revela índices crescentes de mortes e acidentes relacionados ao trabalho. No entanto, é necessária uma leitura atenta das reportagens e tabelas estatísticas para uma melhor compreensão do quadro.

Novidade no Anuário é o levantamento nacional com o perfil dos profissionais do SESMT: quantos são, onde atuam e qual a remuneração de cada categoria profissional que integra o Serviço. Incluem-se nesta edição, também, o Guia de Produtos & Serviços e as opiniões dos prevencionistas sobre a SST no Brasil.

Confira as seções do Anuário Brasileiro de Proteção 2015:

Perfil | Profissionais do SESMT
Quantos são e onde atuam os técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho, médicos do Trabalho, enfermeiros do Trabalho e auxiliares de Enfermagem do Trabalho do país? Levantamento traz dados por gênero e estado, além da remuneração de cada categoria profissional.

Pesquisa | Voz aos prevencionistas
A 19ª Pesquisa Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho ouviu 1.016 profissionais para saber como avaliam a atividade, a preocupação das empresas e a atuação dos órgãos competentes em relação à prevenção. A reportagem também traz a análise de especialistas sobre o cenário brasileiro de SST.

Brasil | Raio X da acidentalidade
Baseada no AEPS 2013, reportagem faz um balanço dos acidentes de trabalho no país, com dados por unidade federativa, setor de atividade econômica, idade, gênero, partes do corpo atingidas, benefícios acidentários concedidos por incapacidade ou óbito, entre outros.

Regiões | Visão Regional
- Centro-Oeste
- Nordeste
- Norte
- Sudeste
- Sul

Mundo | Retrato das nações
Após um período sem atualização, a OIT volta a divulgar os números de mortes e acidentes relacionados ao trabalho dos 218 países com o maior volume de trabalhadores.




Edição do Mês
 
P Agenda Protecao Eventos 2016 banner 6
 

 
 
© Copyright 2009 - Revista Proteção. Todos direitos reservados.
Rua Domingos de Almeida, 218 - 93.510-100 - Novo Hamburgo - RS - Brasil. Central de Atendimento: 51 2131.0400
Outras Publicações Nossos Eventos Eventos SST SuperGuiaNet Loja Virtual Legislação Download
Entidades Galerias Fale Conosco
Loft Digital